A minha palavra para 2021 é Serendipidade!
A arte de descobrir oportunidades positivas no acaso!
De certeza que já te aconteceu algo que te levou a dizer ou a pensar “Há males que veem por bem”. É neste ditado popular que está a base da serendipidade!
Henri Ford afirmou “ O Fracasso é a oportunidade de recomeçar com mais inteligência”, muitos de nós gosta de sentir que tem tudo controlado e certo, contudo 2020 foi um ano em que a maioria das estruturas pessoais e profissionais foram abaladas, testadas.
Muitos procedimentos e métodos que funcionavam, deixaram de funcionar, tudo mudou e o sucesso foi despertado pelos que conseguiram desenvolver gatilhos no caos que os levou a muita criatividade!
Christian Busch, autor do livro The Serendipity Minset”, analisa a importância de dar sentido ao inesperado para encontrar novas oportunidades, não só profissionalmente, mas também a nível pessoal.
A vida é feita de momentos inesperados e ser capaz de repensar cada resultado negativo é abrir a nossa mente para possíveis oportunidades e seguir em frente.
Vejam o exemplo do medicamento sildenafil. Quando os cientistas britânicos usaram a droga para encontrar uma cura para problemas cardíacos, como angina, não esperavam que fossem causar uma ereção no pênis dos pacientes participantes do estudo. Eles foram surpreendidos.
O que a maioria das pessoas nessa situação teria feito? Simplesmente aceitado que era um efeito colateral desagradável do tratamento? Ignorado? Ou desenvolvido outra forma de tratar a angina sem o efeito colateral?
Os três investigadores viram uma oportunidade de desenvolver um medicamento que poderia curar a disfunção erétil. E o Viagra, uma das invenções de maior sucesso de todos os tempos, nasceu.
Poderemos nós decidir a nossa própria sorte inteligente ou continuar agarrados aos nosso erros e fracassos?
A serendipidade não se aprende nas escolas, mas acredito que treinar o músculo da sorte inteligente será uma vantagem para 2021 e para sempre.
Alcançar o sucesso geralmente não se trata de controlar qual será o resultado exato, mas sim equilibrar um senso de direção com uma apreciação pelo desconhecido.
Feliz 2021…